Cirurgia da ATM
A cirurgia da ATM (Articulação Temporomandibular) é indicada aos paciente que não tiveram resultados satisfatórios com o tratamento conservador e que apresentam severos distúrbios anatômicos internos da ATM. As principais causas são os deslocamentos do disco articular, fraturas condilares, luxações recidivantes, anquiloses, tumores e doenças autoimunes. Da mesma maneira, a escolha do tratamento cirúrgico é baseado na causa e diversas técnicas estão disponíveis.Entre elas:
Artrocentese
Procedimento realizado sob anestesia local, por meio de punção e lavagem intra-articular com solução estéril para eliminar os componentes pró-inflamatórios.
Artroscopia
É realizada por vídeo assistido e minimamente invasivo e, além do diagnóstico, possibilita a eliminação de aderência, cauterização do tecido retrodiscal e aplicação de substâncias.
Reposicionamento do Disco Articular
Conhecido por Discopexia, esse é um procedimento cirúrgico aberto que visa reposicionar o disco articular. É indicado aos pacientes que apresentam dor, estalidos articulares, limitação de abertura bucal e reabsorção da superfície condilar.